Boa tarde,
Achei esse grupo de discussão tem pouco tempo e acredito que o que venho apresentar talvez vá ajudar algumas pessoas aqui.
Eu trabalho na administração pública, a nível municipal e infelizmente não tenho acesso a APIs (como o Conecta gov.br ou SEFAZ-RS, por exemplo), que facilitem o trabalho lento e cansativo que é fazer o download de Certidões Negativas de Débitos, Consultas e Certificados para validar a documentação de uma empresa e seu sócio majoritário precisam apresentar para uma contratação ou licitação.
Pensando então em tentar automatizar e acelerar esse procedimento, eu tentei com ajuda de IA criar uma ferramenta para me auxiliar com essa demanda. Assim nasceu o Puxador de Certidões. Seu Código está no github, para quem quiser verificar, e criei essa página: Guia do Puxador de Certidões, para quem quiser ver como é sua interface, funcionalidades e link para download (tanto em um .exe portátil, pois muitas vezes não é possível instalar um programa, quanto em .zip, além de ter a possibilidade de criar seu próprio executável, se assim quiser).
Ele conta com algumas limitações, justamente pelo fato de usar playwright (uma forma de automatizar coisas em um navegador web), sendo preciso mapear um site quando for incluir ele. Diante disto, inicialmente ele só gera CND Municipal e Consulta ISS do município de Porto Alegre e Certidão de Falência e CND Estadual do Rio Grande do Sul, pois fiz essa ferramenta para atender minha necessidade. Existe um plano de expandir pelo menos as CNDs Estaduais e CNDs Municipais das Capitais num primeiro momento, porém primeiro preciso ver vai existir demanda para tal. Além disso, como o código está ali disponível para qualquer pessoa, fica também a possibilidade de criar o seu próprio fork do programa, e adaptar para sua realidade.
Obrigado pela atenção e qualquer dúvida, sugestão, crítica, fico à disposição!