Retorno de Fase Após Homolgação

Prezados amigos,

Foi finalizado um pregão aqui na ANM, sendo ele adjudicado e homologado, porém, antes da assinatura do contrato, o TCU orientou o retorno da fase do pregão para a aceitação, após uma das empresas apelarem na corte de contas.

Então pergunto: É possível retornar a fase de um pregão já homologado? Pois não vi essa abertura no sistema comprasnet, não aparece o pregão para retornar a fase.

OBS: O órgão participante emitiu empenho, mas já cancelou, ou seja, não tem empenho emitido para este pregão.

Agradeço muitíssimo se puderem ajudar.

Josué Menezes
DILICS ANM

Olá Josué, bom dia.

   É possivel voltar a fase sim. Já aconteceu comigo no MDR. 
   Como você informou que já foi cancelado o empenho, é nessário que a Ordenador de Despesas ou Autoridade equivalente da UASG cancele a homologação.
   Após isso, o pregão aparecerá para retorno de fase na tela do Pregoeiro. Retornada a fase, agende a nova data de reabertura da sessão.

Att,

ANDRÉ COSTA
CGSL/MDR

1 curtida

Boa tarde André.

Tentamos essa ação no Comprasnet com nossa autoridade competente, porém aparece a seguinte mensagem: “Falha de Comunicação com SIASG. O (s) item (ns) não pode (puderam) ter sua (s) homologação (ões) cancelada (s)”.
Tentaremos outra vez na parte da tarde.

Obrigado André.

Bacana Josué.

   É preciso ter certeza de que não há empenhos vinculados. Mas, aparentemente, parecer ser apenas uma lentidão ou falha do sistema.
   Estamos a disposição.

André

Obrigado André, valeu pela força. Eu abri um chamado no suporte do SERPRO para eles analisarem o erro, posto aqui o resultado.

Até mais…

Josué

Olá Josué, boa tarde!

Acabamos de tentar cancelar a homologação de dois pregões. Em um deles, a autoridade competente tentou cancelar os itens de 01 ao 06, mas apareceu uma mensagem de erro. Quando verificamos o termo de homologação do pregão, esses itens desapareceram, e não aparecem na ata complementar para o pregoeiro.

Já no outro pregão, ocorreu o mesmo problema que você relatou. Recebemos exatamente a mesma mensagem " “Falha de Comunicação com SIASG. O (s) item (ns) não pode (puderam) ter sua (s) homologação (ões) cancelada (s)”".

Você conseguiu algum retorno do suporte?

Patrícia Lira
Hospital Universitário Alcides Carneiro

Oi Patrícia, boa tarde.

Ainda não conseguimos um retorno do SERPRO, está em análise.

Logo que eles se manifestarem eu posto aqui.

No caso desse primeiro pregão que você citou, é bom que você printe as telas e abra um chamado no SERPRO, pode também ser erro no SIASG.

Josué Menezes
Licitações ANM

Oi Josué,

abri um chamado no CITSmart para ambos os casos, com os prints da tela, e etc.
Vamos ficar no aguardo…se receber algum retorno, também posto aqui.

Obrigada pelo retorno.

Patrícia Lira
Hospital Universitário Alcides Carneiro

Boa tarde!

Em algumas “tarefas” o sistema SIASGNet em pregão eletrônico vem dando algumas mensagens de erro, como se a solicitação não tivesse sido efetivada, mas ao acessar novamente o sistema mostra que já está feito.

Exemplo: numa simples “suspensão administrativa” de um pregão eletrônico isso aconteceu comigo em dias seguidos, mas na real a suspensão estava efetivada. E assim vem acontecendo em outras funcionalidades também. Numa homologação, por exemplo; estive presente e vi (quando o diretor me chamou porque estava dando erro no sistema), mas depois ao consultarmos estava efetivada a homologação dos itens daquela tela.

Já testou acessar e consultar se realmente não foi feito? Sai, fechar o navegador e reabri-lo, para somente depois logar novamente ou testar acessar por outro navegador diferente também pode funcionar…

Atenciosamente.

Boa tarde, Edjane!

Obrigada pelo retorno!
Ocorre que no caso do cancelamento da homologação, se o procedimento realmente tivesse sido realizado, o pregão deveria aparecer na ata complementar, permitindo assim, que o pregoeiro prosseguisse com o reagendamento da sessão.
E em nenhum dos casos que mencionei, isso aconteceu :frowning:

1 curtida

Olá Edjane,

Eu fiz essa verificação para ter certeza de que a ação tinha sido concluída ou não, porém, a situação do pregão continua como “homologado”, consequentemente não aparece a opção para volta de fase.
Fiz uma ligação ao SERPRO, eles estão atendendo muitos chamados por erro no SIASG, só resta esperar.

Abraço…

Josué Menezes

1 curtida

Nesses casos é extremamente necessário que abram chamado, para que o problema seja verificado e, caso exista um erro seja corrigido.

Particularmente acho melhor quando se abre o chamado no portal de serviços mesmo (CITSmart), assim também é possível encaminhar anexos, caso necessário. Mas você tem que lembrar de consultar diariamente seu chamado aberto, pois não se recebe nenhuma notificação quando já foi respondido. (No seu caso não, porque o problema é evidente, então não há como esquecer mesmo… rsrsrs)
Já pelo telefone daí complica para explicar e tal, até porque geralmente no primeiro nível ninguém ajuda, somente anotam as informações (e às vezes incorretamente, comigo já aconteceu) e passam pro próximo nível de atendimento… #prontofalei :flushed: :zipper_mouth_face:

Boa Tarde Josué!

Creio que não é somente no seu Órgão que ocorreu o problema, também aqui no IPEN tivermos o mesmo tipo de problema.
No caso do IPEN (Pregão 106/2019 - UASG 113202) temos um chamado no CITSmart (https://portaldeservicos.planejamento.gov.br/citsmart/login/login.load) desde 09/12/2019 que até o presente momento ainda consta a mensagem "Falha de comunicação com Siasg. O(s) item(ns) não pode(puderam)ter sua(s) Homlogação(ões) cancelada(s).

Cópia do Erro Comprasnet

att,

Fidel Furtado Sanchez
SEGCN – Serviço de Gestão de Compras Nacionais
IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Fidel,

Qual é o número do chamado no portal de serviços do Comprasnet?

Atualizado em 23/12/2019: Levantei aqui que a equipe do SIASG já te deu retorno por e-mail, confere?

Atualizado em 24/12/2019: Fidel, a equipe SIASG disse que já fez as alterações e correções necessárias para atender o seu caso . Confere aí.

Prezados!

Finalmente o problema foi resolvido com a interveniência do MCTIC e SERPRO. Recomendo em casos classificados como “incidente” para não ficar somente com a abertura de chamado no CITSmart. Ligue para o MCTIC ou SERPRO para atender de forma eficiente os casos de incidentes.

Boas Festas! :slight_smile:

1 curtida

Boa tarde, qual o contato do
MCTIC ou SERPRO? estou com um pregão com suspensão administrativa que não estamos conseguindo reabrir, já abrimos 2 chamados no CITSmart e nao deram um posicionamento.

Qual o número de contato do Serpro ou MCTIC que você utilizou?

Fidel,

Eu creio que o seu contato tenha sido com o pessoal do ME e não do MCTIC, confere?

Everton Santos - MCTIC
Telefone: (61) 2020-1378

e-mail: everton.santos@planejamento.gov.br

1 curtida