Prezados colegas,
Gostaria de solicitar a contribuição de todos no intuito de criar uma proposta de Política de Compras Compartilhadas da instituição que atuo, trabalho que me foi incumbido.
Para quem não sabe (ou não se lembra), a Política de Compras Compartilhadas é um instrumento de governança previsto na Portaria Seges/ME nº 8.678, de 19 de julho de 2021.
Em minha pesquisa no Diário Oficial da União, apenas verifiquei que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí regulamentou as compras compartilhadas, por meio da Instrução Normativa nº 1 - GAB/REI/IFPI, de 27 de julho de 2022. Acredito que outros órgãos e entidades municipais e estatuais tenham regulamentado e outros federais tenham feito suas regulamentações em boletim interno.
Sendo assim, solicito que vocês compartilhem, neste tópico, os normativos e práticas de compras compartilhadas no âmbito do órgão ou entidade em que atuam, para que juntos possamos aprimorar a construção de melhores instrumentos para compras compartilhadas.