Planejamento Estratégico - Setor de Gestão de Contratos - Desenvolvimento de Indicadores de Desempenho

Boa tarde a todos!

Estamos desenvolvendo o planejamento estratégico da Gerência de Acompanhamento de Contratos e gostaria de saber se há alguém aqui que fez atividade similar dentro no núcleo de Gestão de Contratos, com desenvolvimento de indicadores de desempenho para o setor e possa disponibilizar material.

Agradeço antecipadamente.

Cristiane Ribeiro Santos Vallim
Indústrias Nucleares do Brasil - INB

3 Likes

Prezada Cristiane bom dia,
sou professor da FGV em disciplinas de Estrategia, plano de negócios, gestão de riscos, gestão de continuidade de negócios e compliance.
terei o maior prazer em participar dessa obra.
se puder fazer contato, e explicar como posso contribuir e participar da obra.
atenciosamente
geraldo.falcaofgv.br
Geraldo Falcão

2 Likes

Prezado Geraldo Falcão

Eu gostaria muito de contar com sua colaboração.
Solicito, por gentileza, que me informe seu e-mail mais indicado para que eu possa trocar informações a respeito.
Muito obrigada.
Cristiane - INB 24 33218680

@Cristiane1

Não tenho conteúdo pronto mas estava pesquisando para realizar um projeto similar.
Gostaria de participar da iniciativa.

Obrigada,

Cristiane,

Bom dia!
Vou dar um exemplo que não tem relação alguma com a área de contratos, mas em virtude de ontem mesmo eu ter preparado um resumo sobre utilização de indicadores de desempenho para monitoramento de metas em um Projeto de Extensão aqui no IF Sudeste MG.

Propomos um projeto com oferta de ginástica laboral e a meta estabelecida foi: “alcançar percentual de 20% dos servidores do Campus que participem em ao menos 30% das atividades do projeto, ao longo de sua duração”.

Para seu monitoramento, o indicador utilizado foi: “Número de servidores que participaram em, ao menos, 30% das sessões do projeto”, representado, no gráfico em anexo, pela linha amarela [ALCANCE DA META] e analisado em relação à linha cinza [META]. Em outras palavras, a linha amarela demonstra o n° de servidores que participaram em, ao menos, 30% das sessões de ginástica laboral.

Considerando que o Campus possuía 121 servidores, seria necessário que 25 (20%) participassem de, ao menos, 30% das sessões realizadas ao longo do projeto. A cada sessão, os dados eram atualizados em planilha eletrônica e o indicador, recalculado, considerando o número acumulado das sessões.

Como análise parcial, até o momento, das 30 sessões, em apenas três (10%) - dias 05, 14 e 17/06 - a meta esteve alcançada (meta contínua), estando, no período restante, aquém do planejado. Ademais, observou-se redução do número de participantes nas atividades do projeto, conforme linhas de tendência.

Como disse, não é na área de contratos, mas espero que possa proporcionar algum insight para elaboração dos indicadores de vocês.

At.te,

Willian Coutinho
Ass. em Administração
Lotado na Coord. de Compras e Contratos
IF Sudeste MG - Campus Muriaé

1 Like

Bom dia! Eu também gostaria de contribuir e participar desse projeto.

Cristina, segue email
o software parou de me mandar atualizações de respostas.
geraldo.falcao@fgv.br
meu celular (11) 99291 1020
a disposição
Prof GEraldo Falcão

@Cristiane1 como anda o projeto? Queria dar uma olhada, ver se podemos contribuir, participar ou utilizar o conhecimento que obtiveram.

Devido a pandemia, tivemos um atraso de 70 dias na criação do comitê.
Ele deve ser criado nos próximos dias.
Para participação em comitê, com participação nos debates e registro de votos, precisamos do apoio formalizado por email enviando:
Nome do orgão, departamento, dados de contato, cargo
com o registro do apoio informando o interesse e apoio ao projeto enviando email para: geraldo.falcao@fgv.br e mayara.queiroz@abnt.org.br

atenciosamente
Prof José Geraldo Falcão britto MSc

1 Like

Olá @Cristiane1,

No âmbito do trabalho de fortalecimento da governança no DNOCS, está a implementação de indicadores de desempenho. No que se refere a gestão do contrato, trago um indicador que propus que fosse aceito no DNOCS.

Expondo aqui, além de ajudar você, espero que os colegas, se for o caso, vejam oportunidade de melhoria nesse indicador para que eu também possa aproveitar do feedback.

Indicador de Gestão de Prazos dos Contratos = (Quant. de contratação emergencial + Quant. de prorrogação excepcional)/ Quantidade de contratações

Meta = Zero, Indicador do tipo quanto menor melhor.
Período = Anual.
Frequência de medição = Semestral.