Materiais e recomendações de estudo sobre licitações e contratos

Bom dia, pessoal!

Estou estudando sobre licitações, contratos e compras públicas, e gostaria de contar com a experiência e as recomendações de vocês.

Quais materiais, livros, cursos, canais no YouTube ou perfis vocês indicam sobre esse tema?

Pode ser conteúdo teórico ou prático — desde fundamentos da Lei 14.133/21 até cases e boas práticas na rotina da Administração Pública.

Que dicas vocês dariam para quem está começando na área de compras públicas?

O manual de licitação e contratos do TCU é uma boa bíblia para começar

Existem livros como Rony Charles e consultorias como a Zênite para ter mais baliza.

Além disso tem ferramentas de buscas como a “Jurisprudencia Selecionada” do TCU

Tem também as Orientações Normativas da AGU e Pareceres Referenciais que são mais pontuais.

Infelizmente a maior parte do conhecimento está bem esparsa, na minha experiência.

1 curtida

No youtube também tem bastante conteúdo sobre as fases, artefatos, regimes de execução.

Há uma série de seminários gravados, para consulta, principalmente de TCEs.

1 curtida

Certo!

Acabei dar uma olhada no Manual de licitação e contratos do TCU tem bastante conteúdo.

Vou verificar também o autor Rony Charles, as orientações e pareceres.

Ok!

Vou entrar nos canais dos Tribunais de Contas para ver os conteúdos que eles disponibilizam sobre licitações

Obrigado!

Recomendo a Trilha de aprendizagem:
CONTRATAÇÕES PÚBLICAS, da Enap.

Estão disponíveis mais de 100 recursos educativos gratuitos, entre eles cursos, podcasts, artigos e vídeos.

https://sites.google.com/enap.gov.br/trilha-de-contratacoes

Franklin Brasil
Autor de Como Combater o Desperdício no Setor Público

Autor de Como Combater a Corrupção em Licitações

Autor de Preço de referência em compras públicas

2 curtidas

Obrigado Franklin!

Já havia pesquisado sobre a trilha de aprendizagem de contratações públicas da ENAP, pretendo estudar os três eixos iniciando pelo Planejamento da Contratação.

Me interessei pelos seus livros também!

Obrigado pelas recomendações!