Bom dia, pessoal!
Estou estudando sobre licitações, contratos e compras públicas, e gostaria de contar com a experiência e as recomendações de vocês.
Quais materiais, livros, cursos, canais no YouTube ou perfis vocês indicam sobre esse tema?
Pode ser conteúdo teórico ou prático — desde fundamentos da Lei 14.133/21 até cases e boas práticas na rotina da Administração Pública.
Que dicas vocês dariam para quem está começando na área de compras públicas?
Rzals
Maio 23, 2025, 2:31pm
2
O manual de licitação e contratos do TCU é uma boa bíblia para começar
Existem livros como Rony Charles e consultorias como a Zênite para ter mais baliza.
Além disso tem ferramentas de buscas como a “Jurisprudencia Selecionada” do TCU
Tem também as Orientações Normativas da AGU e Pareceres Referenciais que são mais pontuais.
Infelizmente a maior parte do conhecimento está bem esparsa, na minha experiência.
No youtube também tem bastante conteúdo sobre as fases, artefatos, regimes de execução.
Há uma série de seminários gravados, para consulta, principalmente de TCEs.
Certo!
Acabei dar uma olhada no Manual de licitação e contratos do TCU tem bastante conteúdo.
Vou verificar também o autor Rony Charles, as orientações e pareceres.
Ok!
Vou entrar nos canais dos Tribunais de Contas para ver os conteúdos que eles disponibilizam sobre licitações
Obrigado!
Recomendo a Trilha de aprendizagem:
CONTRATAÇÕES PÚBLICAS, da Enap.
Estão disponíveis mais de 100 recursos educativos gratuitos, entre eles cursos, podcasts, artigos e vídeos.
https://sites.google.com/enap.gov.br/trilha-de-contratacoes
Franklin Brasil
Autor de Como Combater o Desperdício no Setor Público
Autor de Como Combater a Corrupção em Licitações
Autor de Preço de referência em compras públicas
Obrigado Franklin!
Já havia pesquisado sobre a trilha de aprendizagem de contratações públicas da ENAP, pretendo estudar os três eixos iniciando pelo Planejamento da Contratação.
Me interessei pelos seus livros também!
Obrigado pelas recomendações!