ETP Digital: quem deve usar?

Prezados, boa tarde.

No meu órgão, pretendemos começar a utilizar o ETP Digital.

Duas pessoas da área administrativa já têm acesso ao sistema.

Uma delas, entretanto, sugeriu que fosse concedido acesso a todos os integrantes das equipes de planejamento das licitações que produzem ETP’s.

Como vocês estão utilizando o sistema? É só um reduzido grupo de pessoas? Ou qualquer integrante das equipes de planejamento tem acesso?

A nossa dúvida é que, potencialmente, qualquer servidor do órgão pode vir a integrar uma equipe de planejamento de licitação. Devemos dar acesso ao ETP Digital a todos??

Agradeço antecipadamente.

1 curtida

Bom, respondendo a mim mesmo, acho que é isto:

(https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/etp-digital)

Desculpem pela precipitação da pergunta sem pesquisa prévia.

4 curtidas

Exatamente @gustavo17 o sistema é multiusuário, mais de um pode elaborar o mesmo ETP, pode inclusive compartilhar com servidores de outra UASG no botão Compartilhar ETP.

Então aqueles que participam do planejamento das contratações devem ter acesso concedido.

1 curtida

Em que pede a possibilidade de acessos por todos os integrantes, inicialmente havíamos optado no órgão que trabalhava por “centralizar o lançamento do ETP Digital”. Permitam-me compartilhar a experiência:

  1. como a estrutura de autenticação é Senha-Rede Serpro, há um esforço adicional de obtenção de acessos junto ao Cadastrador Parcial do órgão, que por vezes demora já que cada demanda tem integrantes diferentes, muitas vezes nunca cadastrados;
  2. o ETP Digital não contempla(va) função para assinatura;

Assim, o integrante administrativo tinha acesso ao sistema, inclusive para consultar ETP de outros órgãos para disponibilizar à equipe. Porém, o ETP era feito e assinado no SEI, só então era transcrito pro sistema de ETP Digital.

Sem querer menosprezar (e entendendo que a iniciativa faz parte de sistema maior), mas na prática o sistema de ETP trouxe apenas uma espécie de template de preenchimento guiado. A grande vantagem mesmo foi o fato de ser um repositório de compartilhando de ETPs.

Hélio Souza

1 curtida

É uma outra possibilidade sim @HelioSouza mas essa forma desencadeia um certo retrabalho, mas é opção de cada orgão. O que não pode e fazer somente no SEI e ignorar o sistema.

1 curtida

Fazemos da mesma forma. Considerando a existência de várias unidades descentralizadas e a necessidade de incluir novos acessos a cada novo ETP, cada membro da equipe assina o ETP no SEI e um deles apenas o transfere para o ETP Digital.

1 curtida