Dúvidas diversas sobre as unidades, cadastro, e permissões do Ágatha

Prezados,

Estamos implementando o sistema Ágatha em nossa instituição, a UFRRJ, cujo código SIORG é 432. Alguns comportamentos estranhos, entretanto, vêm ocorrendo. Por isso, gostaria de tirar algumas dúvidas.

1) Primeira dúvida

Na tela inicial do Ágatha (sendo acessada por um usuário com o perfil Núcleo), ao se acessar o caso de uso Permissão → Gerenciar Permissão → Permissão, o campo “Órgão” está sempre pré-definido como “Ministério do Planejamento.”

Conforme o manual de instalação, eu substituí todas as ocorrências do código 2981 pelo código 432 (o código SIORG da minha instituição, UFRRJ), nos arquivos:

1. codigo-fonte/cliente/src/scripts/pages/gerenciar-permissoes/controller/gerenciar-permissoes.controller.js
  2. codigo-fonte/cliente/src/scripts/pages/gerenciar-permissoes/services/gerenciar-permissoes.service.js
  3. codigo-fonte/cliente/src/scripts/pages/home/controller/home.controller.js
  4. codigo-fonte/servico/src/main/java/br/gov/mpog/gestaoriscos/servico/impl/TaxonomiaServiceImpl.java
  5. codigo-fonte/servico/src/main/java/br/gov/mpog/gestaoriscos/servico/impl/PermissaoServiceImpl.java
  6. codigo-fonte/servico/src/main/java/br/gov/mpog/gestaoriscos/repositorio/impl/OrgaoCustomRepositorioImpl.java
  7. codigo-fonte/cliente/src/scripts/app/services/orgao.service.js
  8. codigo-fonte/cliente/src/scripts/pages/monitoramento/controller/monitoramento.controller.js

Depois, limpei o cache do docker, deletei as imagens do frontend e do backend conforme falado, e recompilei tanto o frontend quanto o backend. Para evitar o cache do navegador, abri o sistema em modo privativo em outro navegador. No entanto, ainda assim, o órgão continua como “Ministério do Planejamento” no caso de uso Permissão → Gerenciar Permissão → Permissão.

Minha dúvida, então, é: ficou faltando alterar o id do órgão em mais algum arquivo?

2) Segunda dúvida

Há alguns usuários cadastrados no banco de dados, e já registrados pelo gov.br. No entanto, estes usuários não estão aparecendo, de forma alguma, na lista do caso de uso Permissão → Gerenciar Permissão → Permissão. Só consigo que apareçam na lista quando lhes é cadastrada uma permissão manualmente no banco de dados, na tabela gestaoriscos.tb_permissao.

Minha dúvida, então, é: como cadastrar devidamente a permissão desses usuários? Qual o procedimento para cadastrar novos usuários no sistema? Devo cadastrá-los por meio da interface e esperar que realizem o login pela página do Meu gov.br?

3) Terceira dúvida

No banco de dados, na tabela gestaoriscos.tb_orgao, há diversos órgãos cadastrados. Na hierarquia do meu órgão, a UFRRJ, cujo código é 432, por exemplo, há algumas unidades diretamente abaixo dela, ou seja, cujo id_orgao_responsavel é 432.

Todavia, há mais unidades abaixo das unidades abaixo da UFRRJ. Por exemplo: há a unidade X, cuja unidade responsável é Y, cuja unidade responsável é a UFRRJ.

Nenhuma unidade que não esteja imediatamente abaixo da UFRRJ (como é o caso da unidade que eu dei de exemplo, Y) está aparecendo na lista de unidades do campo “Secretaria”, do caso de uso Permissão → Gerenciar Permissão → Permissão.

Minha dúvida, então, é: como devemos configurar, no banco de dados, essas subunidades, no banco de dados, para que também apareçam nessa lista do caso de uso?

4) Quarta dúvida

Ao se atribuir uma permissão a um usuário, é preciso alocá-lo em uma unidade.

Minha dúvida, então, é: esta unidade de cadastro precisa ser a mesma unidade ao qual o servidor já está formalmente lotado em outros sistemas federais, ou essa unidade deve ser aquela para qual o servidor terá permissões de atuar no escopo do Ágatha (cadastrando e gerenciando riscos, emitindo relatórios etc.)?

Pergunto-lhes porque, em nosso caso, há servidores lotados em determinadas unidades que precisarão atuar, também, em outras.

5) Observações finais

São estas as minhas dúvidas. Desde já, agradeço-lhes imensamente a atenção e o suporte.