Utilizar o pncp na pesquisa de preços

Oi pessoal, boa tarde!

É possível/pode incluir uma contratação encontrada no PNCP no módulo de pesquisa de preços do Compras.gov.br?

1 curtida

@Lucas_mateus,

Na minha visão, s.m.j, o PNCP se qualifica como sistema oficial de governo, nos termos de Inc. I, Art. 5° da IN 65/2021. Além disso, as contratações encontradas no portal se enquadram como contratações similares feitas pela Administração Pública, observados os prazos e condições do Inc. II, do mesmo artigo.

Então, por exemplo, quando eu encontro uma contratação no banco de preços, que aponte para o PNCP, a fonte indicada é o próprio portal de compras. Caso contrário, indico o site do órgão ou entidade para o qual o banco de preços aponta, uma vez que o banco de preços não é um site oficial de governo.

5 curtidas

Prezado @Lucas_mateus,

Concordo em gênero, número e grau com o colega @DiegoFGarcia.

Isso aí é tranquilíssimo! PNCP é preço público. Pode correr pro abraço do chefe!

At.te,

André de Sousa

2 curtidas

Você consegue incluir no módulo Pesquisa de Preços no compras gov. Fazemos isso aqui, pois geramos o relatório por lá. Inclusive incluímos tbm pesquisas em mídias especializadas e fornecedores.

2 curtidas

De acordo.

Inclusive, eu acesso as íntegras para poder instruir a pesquisa de preços com a proposta feita pelo fornecedor e/ou o contrato, conforme o caso.

Importante lembrar que esta pesquisa de preços foi desativada, e a última atualização ocorreu em 4 de julho.

Se alguém já tiver uma solução, estou analisando como fazer pesquisas em alternativa ao banco de preços, gostava bem desta ferramenta.

Uma alternativa ao Painel de Preços é a ferramenta de dados abertos do Comprasnet, especialmente a desenvolvida especificamente para pesquisa de preços, disponível nesta página, clicando no link ao final do texto: aqui.

Aproveitando, indico minha tentativa de automatizar essa pesquisa com IA, para ajudar a encontrar um CATMAT apropriado e buscar preços de referência no Comprasnet: EstimAI

6 curtidas

Boa tarde pessoal. Trabalho com engenharia elétrica e tenho encontrado dificuldade em pesquisa de preços de materiais e serviços elétricos. Utilizo SINAPI, SICRO e mais algumas bases de dados. Recentemente tentei utilizar o PNCP, mas achei bastante trabalhoso e demorado o processo da pesquisa de itens. Gostaria de consultar se os amigos conhecem algum caminho ou alternativa, software, aplicativo, banco de dados, plataformas ou sites que possam otimizar esse processo. Muito obrigado.

1 curtida

Olá, Fábio. Materiais muito específicos, ainda mais de uma área especializada como a elétrica, tendem a ser escassos em compras públicas. Geralmente eles estarão embutidos em contratos de serviços de manutenção.

Uma sugestão é o EstimAI, ferramenta que venho desenvolvendo para ajudar a encontrar preços de materiais no Comprasnet. Espero que ajude e agradeço de puder comentar a experiência, para que a coisa possa ser aperfeiçoada.

5 curtidas

Franklin, você é um cara necessário demais. Que felicidade de ter encontrado esse grupo e, nele, gente como você e outros colegas que fazem tanto bem ao serviço público.

Dito isso, o link do EstimAI não funcionou. Fui ávido pra já começar a usar lkkkkkk

2 curtidas

Pode testar novamente, @Fernandopalhano? Ajustei para levar diretamente ao EstimAI

1 curtida

Agora funcionou perfeito! :clap:

Como você vai comprovar? Gera um pdf da tela? Será que aceitam captura de tela? Proposta do fornecedor ou termo de homologação?

Vc não faz um documento com as fontes das pesquisas? se fizer pode fazer o print e colocar o link no documento da pesquisa.

Testei e gera um relatório em formato .csv, eu posso utilizar o arquivo e incluir na pesquisa de preços?

1 curtida

Olá, @rafaelssh

O arquivo csv gerado é um registro dos resultados obtidos na API do Comprasnet, com plena rastreabilidade. Os dados originais estão lá no Comprasnet, para quem quiser conferir.

Os mesmos dados podem ser obtidos por meio da consulta oferecida pela Seges a partir dessa página

Cito o trecho relevante:

para facilitar a busca foi criada uma ferramenta que filtra os resultados conforme o catmat ou catser desejado. Para acessá-la clique aqui.

O EstimAI usa a mesma rota de dados.

Esses dados são a base para os cálculos que o EstimAI apresenta (média saneada, efeitos de economia de escala e local).

Mas note a diferença: o EstimAI mostra resultados dos dados tratados estatisticamente. A planilha csv gerada não contém esses cálculos, apenas os dados brutos que serviram de base para os cálculos.

2 curtidas

Oi Franklin. Sobre o PNCP, queria saber se existe alguma ferramenta ou site que faz pesquisa por “item” como o Painel fazia. Eu não consigo entender porque os engenheiros do Portal ainda não permitem essa funcionalidade. E mesmo encontrando um processo que possua o item, é preciso “folhar” pagina por pagina até chegar no item desejado. Se isso não existe, será que é dificil criar um programinha pra descobrir processos que possuam exatamente o item que estou procurando e depois qual pagina do item e o valor? pra facilitar a pesquisa

Olá, @Victor_Biller

Por enquanto, não há, pelo menos que eu saiba, forma de filtrar diretamente os itens de interesse no PNCP.

A Lei 14133 fala em Painel de Preços dentro do Portal, então, suponho - e torço - para que algum dia venhamos a ter essa funcionalidade.

Continua sendo o Comprasnet a forma mais prática de filtrar preços por item, via API de dados abertos.

Mas o Comprasnet só responde por 30% das compras registadas no PNCP.

Já tentei usar agentes de IA e criar programas-robô para raspar dados do PNCP, mas não fui bem sucedido. Há muitas barreiras contra raspagem automatizada.

1 curtida