Nova IA: Ciência das Compras

:brain::books: UMA IA PARA COMPRAS PÚBLICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS :books::brain:

Comunidade Nelquina, apresento Ciência das Compras — uma IA alimentada com a produção científica brasileira sobre contratações públicas.

Você já esteve no meio de uma licitação complicada, o parecer jurídico em cima do muro, o gestor na sua cola, e você sentindo que deveria ter uma pesquisa que prova exatamente o que você precisa provar — só que ela pode estar enterrada em alguma dissertação que ninguém nunca leu, numa biblioteca digital que ninguém nunca visitou?

Pois é. Isso acabou.

:robot: O que é a Ciência das Compras?

É uma base de conhecimento potencializada por IA, alimentada com quase 7.000 estudos acadêmicos brasileiros sobre compras no setor público. Artigos científicos, teses, dissertações, TCCs e relatórios técnicos — tudo que a academia produziu sobre o nosso universo, organizado e consultável, com base nos resumos.

Sabe aquela dissertação sobre pregão eletrônico e taxa de fracassos que ficou juntando poeira no repositório da universidade? Ela agora responde perguntas. :graduation_cap:

:bar_chart: Os números da coisa:

:white_check_mark: 779 artigos publicados em periódicos científicos peer review

:white_check_mark: 2.842 teses e dissertações da BDTD

:white_check_mark: 1.205 trabalhos do Ipea, FGV, Enap, IDP e outras instituições sérias

:white_check_mark: 1.876 TCCs e monografias catalogadas pelo IBICT

:white_check_mark: Cobertura de 1995 a 2025 — dos tempos da Lei 8.666 até a geração 14.133

:bullseye: Por que isso importa?

Existe um problema crônico e silencioso no mundo das contratações públicas brasileiras: a academia e a prática parecem viver em universos paralelos.

De um lado, pesquisadores produzem evidências robustas sobre o que funciona e o que não funciona — pregão eletrônico reduz preços (mas até certo ponto), planejamento ruim é a principal causa de licitações desertas, o tempo investido no Estudo Técnico Preliminar de fato reduz problemas na fase externa. Do outro lado, o gestor que precisa tomar decisões todos os dias raramente tem acesso a essa produção — e quando tem, o texto acadêmico não foi escrito para ele.

A Ciência das Compras nasce exatamente para fechar essa brecha. A ideia é simples e necessária: transformar o que a ciência sabe sobre compras públicas em algo que o comprador prático possa usar, consultar, questionar e aplicar.

E ajudar mais cientistas a produzir novos conhecimentos sobre a área.

Porque decisão baseada em evidência não é só para o mundo da saúde e da educação. É para quem está elaborando um edital de serviços continuados às 23h também.

:performing_arts: Depoimentos fictícios (mas muito realistas):

Perguntei o que a pesquisa diz sobre cotas exclusivas para MEI em pregão e a ferramenta me trouxe três estudos com dados reais. Meu chefe ficou impressionado. Fingi que eu já sabia.

“Finalmente uma ferramenta que não responde ‘depende do caso concreto’. Bem, quase.”

“Achei a dissertação que prova que meu processo de compras estava certo o tempo todo. Salvei em PDF para mostrar na próxima auditoria.”

:rocket: ACESSE AGORA:

:backhand_index_pointing_right: bit.ly/cienciadascompras :backhand_index_pointing_left:

(Gratuito. Sem cadastro. Mais rápido que ler 200 páginas de metodologia para chegar nos resultados.)

P.S. 1: Se a ferramenta responder “os estudos apontam resultados mistos e mais pesquisas são necessárias”, não culpe a IA — é só ela se integrando perfeitamente à tradição acadêmica. :joy:

P.S. 2: Eu queria chamar a iniciativa de C3PO (Conhecimento em Compras: Conectando Pesquisa e Ofício). Se já teve robô traduzindo idiomas alienígenas, podemos ter robôs traduzindo dissertações para o português dos compradores. Na prática, para mim, é quase a mesma coisa.

#CiênciadasCompras #C3PO #IAemCompras #NotebookLM #ContratançõesPúblicas #EvidênciasParaDecisão #PesquisaAplicada #ComprasPúblicas

Excelente ferramenta @FranklinBrasil. Vai nos ajudar muito no dia a dia e também quem tem interesse na pesquisa científica na área. Parabéns!

Achei excelente a iniciativa e vou testar bastante, assim como o NelcaLM! Só quanto ao nome, em vez de C3PO pensei (por pura preferência pessoal) alternativamente em R2D2 (Relatório Renderizado de Dados e Dissertações)… rsrsrsrsrrs!!

Excelente utilização da ferramenta “NotebookLM”. Quanto ao nome, “muita força vejo” na utilização de C3PO para produção de muitos R2D2. (kkkk)

Excelente iniciativa @FranklinBrasil !
Já estou conectando pesquisa e ofício por aqui! :sweat_smile: