Enquadro de catmat

Boa tarde. Fui procurar um CATMAT para GLP e só encontrei dois: gás refino de petróleo para uso industrial e outro para uso doméstico em medidas de m³, quilograma, etc. Aí eu me pergunto: como especificar que a compra é de um botijão de 13 kg?

1 curtida

Você quer comprar o botijão ou o gás (GLP)?

1 curtida

Queremos comprar o gás (GLP).

Dalcira,

As unidades de medida mais comuns são quilograma e metros cúbicos. Se você encontrar alguma contratação similar usando como medida, por exemplo, “Unidade”, certamente estará usando um código de material inadequado.

O botijão P-13, descontado o casco, deve ter 13 quilos de GLP, então a quantidade em quilogramas deverá ser um múltipla de treze. Por exemplo: 156 quilos de GLP são 12 botijões (156 / 13 = 12), cada um custa, digamos, R$ 71,00, então o preço do quilo ficaria 71 * 12 / 156 = R$ 5,46. Segundo o site da Ultragaz, a densidade média do GLP é 2,50 kg/m³. Então, um botijão P-13 contém 5,2 metros cúbicos (13kg / 2,5kg/m³ = 5,2 m³). A quantidade nesse caso será múltipla de 5,2, por exemplo, os mesmos 12 botijões contém, em média, 62,4 m³, considerando o mesmo custo de R$ 71,00, temos que cada m³ custará 71 * 12 / 62,4 = R$ 13,65.

Independente de qual unidade seja utilizada, é importante deixar claro no termo de referência todos os cálculos realizados para chegar na quantidade total estimada para a contratação. Isso irá evitar dúvidas na hora de cotar preços, assim como na de elaborar as propostas. Já vi casos em que o órgão defini a unidade de medida como “Quilograma”, mas informa a quantidade de botijões a serem adquiridos ao longo do contrato, o que pode levar a uma diferença considerável.

O exército, na Paraíba, por meio do Pregão: 92020 (Uasg:160174), adquiriu 24.000 m³ por um custo unitário de R$ 3,78, um valor bem descontado devido ao volume da compra. Isso é o equivalente a aprox. 4.615 botijões P-13 (24.000 / 5,2) a um custo de aprox. R$ 20,00 cada um (24.000 * 3,78 / 4.615 = R$ 19,66). No DF, por meio do Pregão: 92020 (UASG:160065), foram 255.462 m³ a um custo unitário de R$ 2,81, proporcionando um desconto ainda maior (255.462.* 2,81 / 49.127 = R$ 14,61).

3 curtidas

Então Diego, não existe mais aquela infinidade de CATMAT para o gás? Me lembro que há algum tempo fizeram uma limpeza de CATMATs de água mineral, etc., mas não me lembro se foi feito o mesmo com o gás GLP.

Exatamente, foi feito uma limpa.

Acredito que agora só tem o 461652 (residencial) e 461651 (industrial) nas seguintes unidades: Grama, Metro Cúbico, Litro, Quilograma e Mililitro.

1 curtida

Dalcira,

Entendo que a limpeza dos códigos foi geral, em especial, para aqueles abaixo de 200.000, os chamados “genéricos”. Talvez os que você mencionou estivessem nessa categoria.

Mesmo assim, ainda ocorre o uso equivocado dos códigos e os pregões para compra de GLP são um exemplo comum desse fato.

1 curtida

Grata pelo esclarecimento.

Boa, @rodrigo.araujo!

image

Com esse tal de Catmat, é rir pra não chorar!

Eu fiz o pedido de inclusão de um novo na modalidade vale-gás para botijões de 13kg, mas ainda não tive resposta.

1 curtida

Olá boa tarde;
Estou procurando codigo de serviço de recarga de gas glp13kg e não acho,
Podem me ajudar?