Eficiência econômica na gestão da manutenção predial na Universidade de Brasília

O presente trabalho teve como objetivo geral identificar se a manutenção predial em edifícios dos campi da Universidade de Brasília(UnB)apresenta os requisitos da gestão eficiente de recursos públicos. Para tal foram realizadas análises descritivas com os dados sobre a manutenção predial nos diferentes prédios da UnB e verificada a eficiência desta manutenção por meio da Análise Envoltória de Dados para o ano de 2021, também conhecida como DEA(Data Envelopment Analysis). Os resultados do DEA mostraram que a eficiência média da manutenção nas unidades de gestão da UnB foi de apenas 0,27, indicando uma baixa eficiência. As unidades mais eficientes foram as Faculdades de Ciências da Informação e Faculdade de Medicina, que alcançaram os scores máximos de 1,00. A de pior desempenho foi o Instituto de Artes, com o score de 0,003. Repositório Institucional da UnB: Eficiência econômica na gestão da manutenção predial na Universidade de Brasília

3 curtidas

Excelente texto, @Paracencios!

Prezado colega tem como compartilhar outro link de acesso, este não estou conseguindo acessar o trabalho.
Obrigada!

Tema muito relevante de pesquisa. Gostaria de ver mais estudos na área.

Fiquei curioso mesmo com esses dados do texto:

Gastos totais com serviços de
manutenção: 2019, R$ 198 mil; 2020, 674 mil e em 2021, R$ 5,6 milhões!!!

O autor não explorou em profundidade o que explica essa alteração tão expressiva de gastos. Gostaria muito de entender o que aconteceu. Os chamados foram bem reduzidos, mas o dispêndio cresceu absurdamente.

A terça, 18/10/2022, 10:49, Eduardo Semeghini Paracêncio via GestGov <notifications@gestgov1.discoursemail.com> escreveu:

Professor @FranklinBrasil,

O nosso amigo Rafael Motta elogiou a iniciativa mas teceu algumas críticas construtivas à metodologia adotada. Pelo que eu entendi, o autor comparou coisas que não deveriam ser comparadas. A granularidade dos dados e a classificação dos tipos de achados parece não ter sido bem feita.

@FranklinBrasil O principal ponto que dificulta a validação das informações apresentadas no trabalho é a fonte de origem dos dados da pesquisa, o SIPAC. A UnB estava em 2019 tendo uma curva de aprendizagem de utilização da ferramenta e muitas unidades não sabiam como utiliza-la de forma efetiva e simplesmente faziam as requisições pelo SEI. 2019 foi o ano em que a alta gestão começou a exigir o uso da ferramenta SIPAC para dar continuidade nos serviços requisitados. Ainda existe internamente uma grande confusão nas unidades acadêmicas quanto ao uso do SEI e o uso do SIPAC. O SIPAC é uma ferramenta excelente de monitoramento de informações, porém, pensada para processos físicos.

Entendi, @Neander. Obrigado por compartihar o conhecimento. Sistema de informação são fundamentais para tomada de decisão. Na área de operação e manutenção predial, tem ganhado força o uso de ferramentas tecnológicas que ajudam no cadastro, registro, controle e gerenciamento de dados de instalações prediais. É um tópico que merece atenção de quem contrata serviços dessa área. Alguns editais, especialmente aqueles com modelagem mais flexível, que buscam evitar o “lucro-incompetência”, agrupando serviços, na lógica mais próxima do Facilities Management, tem sido comum a exigência de que a empresa contratada forneça software ou solução tecnológica de suporte às atividades relacionadas ao contrato. Mas não basta ter um aplicativo. É preciso utilizá-lo efetivamente e alimentar de modo adequado, com o nível de detalhamento apropriado. Um grande desafio.