Divergência CATMAT e Projeto Básico - Cotação Eletrônica

Prezada Equipe Nelca, bom dia!

Realizamos uma Cotação Eletrônica que restou fracassada pela divergência entre o CATMAT informado e as especificações do Projeto Básico. Pelo que eu entendi do setor de licitação, a cotação foi feita conforme o CATMAT sem considerar o conteúdo do PB.
Não achei o CATMAT exato para o item e acabei colocando o mais próximo e pelo visto não a solução correta.
Quando se trata de Pregão em sempre coloco que em caso de divergência entre o CATMAT E o TR vale o que está escrito no TR já que todas as características de bem são detalhadas nesse documento.
No Sistema de Cotação Eletrônica não tem nenhum campo de descrição detalhada para esse fim?
Até que ponto o CATMAT é tão vinculante assim à proposta do fornecedor? É Fato que o catálogo de CATMAT/CATSER vem sofrendo melhorias desde 2018 e tivemos milhares itens cancelados, mas para o caso em concreto de cotação usar tanto um próximo ou mesmo um genérico é um tito no pé.
Creio que a solução seria solicitar a inclusão de um novo CATMAT com a característica completa e exata do item, mas não me parece muito eficiente.
Não conheço a interface do sistema de cotação eletrônica mas vejo que isse é um ponto fraco dele, até porque de nada adiantou todo o trabalho em especificar o item detalhadamente no PB inclusive com a colocação de fotos e marcas compatíveis para referenciar melhor as empresas.

Desde já agradeço a todos!!

Sabrina dos Santos Lages
Ministério da Saúde.

Bom dia Colega,
Realmente o sistema. De coração eletrônica é limitado e ainda o Catmat e catserv nem sempre atendem as especificidades de nossas aquisições.
Eu tenho descrito no preâmbulo do objeto no sistema e informo via internet o link do meu órgão da área onde será divulgado o TR e as exigências técnicas, bem como Fotos e/ou dados técnicos do que se pretende adquirir.
Concordo com vc quanto a solicitação de cadastro de itens no Catmat ou catser é moroso.

2 Likes