Comandos de inteligência artificial para análise de documentos

:magnifying_glass_tilted_right: IA não lê — interpreta com a ajuda de quem sabe o que procura

@Player478 e Nação Nelquiana, o uso de comandos para análise de documentos com IA é um tema cada vez mais relevante, especialmente em compras públicas. Mas antes de pensar em “prompt pronto”, vale refletir: o que exatamente você quer descobrir no documento? Quem define isso não é a IA — é você.

No texto que publiquei aqui no GestGov (“Conversando com Lulas e LLMs”), defendo que a grande virada no uso de IA generativa — especialmente em documentos de compras públicas — está no uso de metaprompts.

:pushpin: O que é um metaprompt?
É uma técnica em que você pede à IA que te ajude a formular o melhor prompt possível para o seu objetivo. É uma conversa sobre a conversa. E isso muda tudo.

Aqui vão exemplos específicos para análise de cláusulas contratuais, comparação de minutas e revisão de editais — tudo com metaprompt:

:receipt: 1. Comparar cláusulas contratuais com base na legislação

“Ajude-me a formular um prompt eficaz para comparar cláusulas de reajuste de preços em dois contratos administrativos, com base nos requisitos da Lei 14.133/21, art. 92, e nas boas práticas do TCU.”

:white_check_mark: O resultado esperado é um prompt mais preciso como:

“Compare a cláusula de reajuste do Contrato A com a do Contrato B. Indique qual delas atende melhor às exigências do art. 92 da Lei 14.133/21 (reajuste). Aponte se há omissões relevantes, imprecisões ou cláusulas que podem gerar controvérsia.”

:page_facing_up: 2. Análise crítica de minuta de edital

“Como posso montar um prompt para que você analise uma minuta de edital de pregão eletrônico e aponte se cumpre os requisitos mínimos de planejamento e transparência exigidos pela nova Lei de Licitações?”

:repeat_button: A IA pode te devolver algo como:

“Peça que eu verifique se o edital contém: objeto claramente definido, critérios objetivos de julgamento, exigências de habilitação proporcionais, cláusulas padronizadas de risco, matriz de responsabilização contratual e forma de estimativa de preços — com base nos artigos 18 a 22 e 40 da Lei 14.133/21.”

Você transforma isso num prompt técnico e claro. E pode aperfeiçoar numa segunda rodada, dependendo do resultado. Dá pra rodar em mais de uma IA e pedir a uma terceira para comparar as respostas.

:clipboard: 3. Avaliar se o contrato tem todos os elementos obrigatórios

“Me ajude a construir um prompt para verificar se uma minuta contratual possui todas as cláusulas essenciais previstas na Lei 14.133/21, especialmente o art. X.”

:hammer_and_wrench: Prompt final que pode ser derivado:

“Analise o contrato abaixo e indique se contém as seguintes cláusulas obrigatórias: (i) objeto, (ii) prazo, (iii) preço, (iv) critérios de medição e pagamento, (v) responsabilidades das partes, (vi) garantias, (vii) sanções, (viii) forma de alteração e rescisão contratual, e (ix) previsão de reajuste. Aponte eventuais lacunas ou fragilidades.”

:brain: 4. Comparar versões diferentes de uma mesma minuta

“Me ajude a montar um prompt para comparar duas versões de uma minuta de contrato e identificar o que foi alterado, excluído ou incluído.”

:backhand_index_pointing_right: IA sugere estruturar assim:

“Compare as duas versões da minuta contratual. Destaque trechos novos, excluídos ou significativamente modificados. Classifique as alterações em: (i) forma; (ii) conteúdo jurídico relevante; (iii) alteração de risco ou responsabilidade; (iv) impacto financeiro.”

:light_bulb: 5. Validação cruzada com jurisprudência do TCU

“Como posso montar um prompt para que a IA avalie cláusulas contratuais à luz de entendimentos consolidados do TCU?”

:glasses: Exemplo gerado:

“Leia a cláusula de tolerância para atraso na execução contratual abaixo. Verifique se ela está alinhada com jurisprudência do TCU sobre sanções contratuais proporcionais e razoáveis (ex: Acórdãos A, B e C etc.). Aponte se há risco de nulidade ou controvérsia na aplicação.”

:repeat_button: Moral da história:

O metaprompt permite que a IA trabalhe com você, e não por você. Em vez de digitar “compare esses contratos”, você constrói, com ajuda da IA, uma lente jurídica, técnica e interpretativa mais poderosa.

Isso tudo pode ser combinado com as ferramentas mais recentes e poderosas de pesquisa com IA, especialmente os modos de busca na Internet e Pesquisa Profunda.