Software para Gestão de Contratos

Amigos, bom dia.

Há alguns meses vi circular pelo NELCA um software de gestão de contratos gratuito, se não me engano elaborado por servidores. Procurei nos email passados mas não localizei…

Alguém dos colegas teria esse programa para compartilhar? Hoje faço tudo por planilhas mas gostaria de aprimorar o controle.

Att,

Guilherme
IFMT - Campus Juína

3 curtidas

Nós tbm estamos estudando a respeito. Vi que no portal de software público tem apenas um sistema do gênero chamado Oásis. Inclusive queria saber a opinião dos colegas daqui e se teriam mais alguma indicação de software para gestão de contratos.

Se existe qualquer coisa neste sentido, desconheço. No MPF temos um aplicativo, mas diria que as funcionalidades são muito básicas para chegar a dizer que é um software de gestão. É baseada numa plataforma conhecida como APEX, que particularmente eu detesto, considero-a uma planilha que faz meia dúzia de validações, torna o preenchimento mais demorado e não ganha muito em relação a uma planilha convencional.

O software provavelmente é o Sistema Conta, também chamado de Comprasnet Contratos. Eu não sei porque ele não está no software público ou não há um incentivo maior para a implementação desse software nos ministérios.

Arthur, saberia me dizer qual órgão faz a gestão desse sistema? Com quem poderia obter mais informações?

Interessante… é preciso ver a tecnologia que ele usa, tá com cara de PHP/Laravel, poderia ser software livre, mas tem que ver a licença para entender se enquadra ou não em software livre.

Lucio, blz?

Vc já possui informações referentes a esse software?
Pode ser bem útil para a adm. pública. Gostaria de compartilhar as informações com um colega que trabalha na área de contrato.

Por gentileza, envie para o email ravel.ribeiro@ifbaiano.edu.br

Agradeço antes de tudo.

Lucio, esse sistema é da Advocacia-Geral da União, mas está sendo também implantado no Ministério da Economia.

Boa noite, quem gerencia este sistema é o Heles Resende Silva Júnior da AGU - (61) 2026 7056 -heles.junior@agu.gov.br
O sr Heles dá toda a ajuda necessária para a instalação.
A ferramenta foi concebida para Órgãos que utilizam SIAFI.
O Sistema Conta é um Software Livre e pode ser baixado no link: gitlab.com/sistema-conta/sc
Eu não consegui utilizar, pois trabalho na Lei 13.303/16 e a ferramenta está configurada para a Lei 8666/93.
Um abraço.

3 curtidas

Como a licença é GPL, nada impede que a TI daí faça as adaptações necessárias para utilizar o programa.

@Jose_Barbosa_Xavier fiz isso, levantei o ambiente para instalação do sistema.
Ao instalar verifiquei que as configurações, por exemplo, multas e penalidades são diferentes e não tenho programador aqui com expertise para fazer as adequações necessárias para a Lei 13.303/16.

1 curtida

Se o pessoal da TI soubesse o valor que podem agregar numa organização…
Não creio que esta adaptação seja difícil. Basicamente são tabelas. Eu tentaria o contato do responsável na na AGU e passaria esta situação, creio que ambos conversando daria para ele fazer esta adaptação ou orientar a TI no que precisaria ser feito, que duvido que seja difícil.

Este software substitui o SICON?

Alguém tem imagens dele?

1 curtida

Quem conseguiu instalar o Sistema Conta? Quais versões dos requisitos funcionaram (PHP, Postgresql, Laravel, etc)?

Olá Colegas.
Fico feliz que estão comentando sobre o Comprasnet Contratos (Antigo Sistema Conta). Ele já está em produção para vários ministérios (https://contratos.comprasnet.gov.br). Em breve estará disponibilizado para todas esplanada.
O Sistema é desenvolvido em PHP/Laravel.
Mais informações podem serem encontradas na Wiki da Comunidade: https://gitlab.com/sistema-conta/sc/-/wikis/home.
Qualquer dúvida podem entrar em contato que auxilio vcs.
Grande abraço a todos.

5 curtidas

Pessoal, o Ministério da Economia em parceria com a AGU está evoluindo o sistema Comprasnet Contratos, criando integrações com SIAFI, SIASG, e criando novas funcionalidades, para que em breve seja disponibilizado para todos os órgãos públicos. Ele passará a ser um sistema estruturante, dentro do contexto no novo Comprasnet 4.0.

O Comprasnet 4.0 é um novo sistema de compras públicas do Ministério da Economia que substituirá o atual Comprasnet. O grande diferencial é que ao final, toda a cadeia de compras públicas será feita dentro do sistema.
Ontem saiu a IN 40/2020, que regulamenta o ETP Digital. Esse é o primeiro módulo que será entregue. Em breve, toda a fase interna, seleção do fornecedor, gestão e fiscalização de contratos será executada dentro do Comprasnet 4.0. O órgão central desses sistemas é a SEGES/DELOG.

Sugiro a quem puder, esperar alguns meses, pois a divulgação e liberação do Comprasnet Contratos ocorrerá em breve.

Acompanhem as notícias no comprasgovernamentais.gov.br

5 curtidas

Se você já estiver com os requisitos instalados, é super rápido e fácil.
Como já dito pela equipe, é Laravel e Postgres.
Para rodar e ver como é, bastam poucos minutos. A documentação de instalação é bem simples.

Prezados @Heles_Junior e @diego.csmendes, vou estudar mais um pouco, mas acho uma solução bem interessante.
No MPF temos um sistema próprio, mas alvo de muitas críticas dos usuários, baseada numa interface de uso difícil e que não reflete a demanda das unidades. Não temos recursos como acompanhamento da execução e vinculação ao SIAFI.
Fiquei curioso e interessado nesta plataforma 4.0 do comprasnet, pode ser algo que tente recomendar aqui.

Diego, como fica a questão da transparência? Há algumas exigências de publicidade na internet. Ele tem uma função de pesquisa de dados abertos para o público externo?

MMA está usando o sistema conta. Eles estão no bloco B da esplana

Caro Diego,

  1. A nova versão que será disponibilizada para todos os órgãos públicos contará com suporte para migração de dados para versão atual?

  2. Seria interessante já ir cadastrando os dados dos contratos de nossa unidade gestora no sistema atual?
    Assim quando a nova versão do sistema estiver disponível será mais ágil a migração de dados.

3.O Comprasnet Contratos substituir o procedimento de inserir os arquivos relacionados a Licitação e Contratos no SEI?
Continuar usando o SEI irá gerar arquivos em duplicidade, mais trabalho, recursos humanos, etc.