Olá Colegas; Como vão ?
Não sei se este assunto já foi debatido aqui, mas alguém notou que não é mais possível extrair dados dos fornecedores no SICAF ?
Caso você precise fazer, terá que fazer manualmente. Um por Um
Ao invés de facilitar a vida das equipes de compras espalhadas pelo Brasil a equipe do SICAF simplesmente resolveu dificultar.
Os Emails estão com proteção contra Cópia !
Para extrair dados de fornecedores do SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores), você pode utilizar a função de consulta pública no portal Compras.gov.br ou, para grandes volumes de dados, a API de Dados Abertos do governo federal.
Extração de Dados em Massa (API de Dados Abertos)
Se você precisa extrair dados de múltiplos fornecedores ou integrar informações em um sistema próprio, o governo federal disponibiliza uma API (Interface de Programação de Aplicativos) de Dados Abertos:
-
Consulte a documentação da API de Compras Governamentais.
-
O SICAF é um dos módulos integrados ao SIASG (Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais), cujos dados são disponibilizados por meio dessa API.
-
Essa abordagem requer conhecimento técnico em programação para fazer as requisições e processar os dados retornados.
Observação Importante: Os dados disponíveis publicamente são geralmente aqueles relacionados à habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, e qualificações técnica e econômico-financeira.
Ainda é possível extrair dados em massa, porém apenas usando a alguma aplicação que faça um scraping usando a API Dados Abertos.
@Raniel_Mattos
Consegue detalhar pra gente como acessar os dados abertos de fornecedores? Faz tempo que tento encontrar alguma API sobre o tema e não tenho sucesso. Desconheço dados abertos do Sicaf.
Antigamente, existia o endpoint
https://compras.dados.gov.br/licitacoes/
Ali era possível obter alguns dados de fornecedores, mas esse endereço parece ter sido desativado. Faz tempo que não consigo mais acessar.
Uma das funcionalidades mais críticas que não consigo encontrar é cruzar certames em que duas ou mais empresas participaram juntas. Isso seria muito útil para auditoria e avaliação de riscos, mas não parece estar disponível em dados abertos.
@FranklinBrasil , boa tarde!!
Vou montar um manual rápido esse fim de semana, justamente estou desenvolvendo uma ferramenta para extração de dados do compras, a função até onde me lembro não mudou muito, mas coloco aqui um link para o manual da forma que estou usando atualmente.
Estou usando as APIs desse catalogo:
Essas API são intragoverno, né? Não parecem ser de dados abertos.
A maioria delas é sim é de uso interno do governo, porém algumas delas (ainda estou estudando quais) podem ser usadas por usuário externo desde que seja gerado corretamente o token. A Dados Abertos e a ID Jovem são as que tenho 100% de certeza que são abertas. Estou analisando as documentações de cada uma para verificar isso com mais exatidão.
1 curtida