Troca de item em contrato

Bom dia Grupo!
Gostaria de compartilhar uma questão com o nosso Grupo. Meu Órgão recentemente comprou por licitação (PE SRP) testes rápido de covid. Porém a empresa contratada informou que está com dificuldade de entregar esse teste ( limitações na importação causada por problemas mundiais nas cadeias de logísticas), mas que para não faltar o compromisso com nossa Instituição está ofertando para substituição um outro teste rápido que faz além do teste de covid, realiza também teste de influenza tipo A e tipo B, ou seja, esse teste ofertado faz separadamente o covid e dois tipos de influenza, Para a Administração isso seria ótimo, pois este teste rápido combo é mais caro e poderíamos disponibilizar aos médicos diagnósticos mais completos. Cabe registrar que a empresa entregará a mesma quantidade e valor unitário da contratação.
Considerando a vantajosidade para a Administração dessa aceitação, posso aceitar a troca em virtude dessa vantagem sem prejuízo financeiro? Pois se eu quiser fazer só o covid deste teste combo, também não terei nenhuma limitação, pois os testes vem em testagens separadas.

No aguardo, att.

2 curtidas

@robson_miranda

A resposta é sim, pode.

A ressalva que faço, não só para o teu caso em específico, mas para todos que estiveres na mesma situação, é não limitar a análise somente a vantajosidade financeira.

As condições de armazenamento são semelhantes?
A complexidade de operação é semelhante?
Prazo de validade é semelhante?

Eu gosto muito do exemplo do upgrade do carro locado, quem não gosta de ganhar um, mas perceba que o consumo de combustível geralmente aumenta, a franquia para sinistros também, eventuais reparos caso existam serão mais caros, mas pagaremos preço de 1.0 para rodar com 2.0 e isso é vantajoso; resposta: na minha visão depende.

Claro que ficar sem testes, ou sem carro - considerando o exemplo que dei, não é nada vantajoso, o objetivo problematizar vantajosidade.

Espero ter contribuído!

THIEGO

6 curtidas

Perfeita a análise.
Financeiramente é viável, mas vantajosidade para a Administração é mais abrangente que somente o aspecto financeiro.

Abraços

Muito obrigado Thiego !
Fico mais tranquilo de aceitar a troca com as opiniões positivas deste seleto grupo.

Muito obrigado Fellipe !
Entrarei em contato então com a empresa para iniciar a formalização da troca.

1 curtida

Esqueci de lhe responder que todas as condições pré-estabelecidas na contratação se mantém, isto é, condições de entrega, validade do material, logística de entrega, quantidade, valor unitário, etc.

2 curtidas