Pesquisa de Preços – Tratamento de Dados Coletados – Coeficiente de Variação

Boa Tarde,

Na análise dos preços obtidos com o objetivo de descartar valores discrepantes obtive para determinado item CV de 23%, o LS e o LI indicam que dois preços poderiam ser descartados, minha dúvida é: como o CV está em 23%, ou seja aceitável, devo retirar os valores com base no LS e LI ou não há necessidade?

PREÇO 1 - 379,90
PREÇO 2 - 470,00
PREÇO 3 - 499,00
PREÇO 4 - 660,01
MÉDIA - 502,23
DP - 116,77
CV - 23%
LS - 619,00
LI - 385,46

Obrigada!

Não precisa descartar. CV 23% indica amostra homogênea, portanto sem outliers =)

1 Like

Marcia_da_Silva Obrigada!

@DeniseS!

Apesar de eu concordar com a colega @Marcia_da_Silva, de que se você já tem uma amostra razoavelmente homogênea não precisa fazer expurgos, eu acrescento que, como nesse caso o CV está próximo do limite aceitável, acho que compensa fazer o expurgo e calcular a média dessa amostra saneada, e então você compara com a média da amostra sem expurgos, e usa a que der valor menor.

Porque se no expurgo você tirar um valor muito baixo e outro só um pouco alto, pode deslocar a média pra cima, aumentando o preço estimado. Acabamos de fazer esse teste lá no MJSP, e vimos esse efeito, onde mesmo a gente conseguindo aumentar a homogeneidade da amostra, no final ainda dá uma média maior do que a que foi calculada antes do expurgo.

Medir só a hogeneidade da amostra pode não ser o melhor indicador em todo caso. É bom analisar o comportamento da média. Se ela aumentar, pode ser vantagem não fazer o expurgo, mesmo com um CV um pouco alto.

Obrigada pelas considerações!

Acredito que não se trata de obter o menor valor médio, mas o que representa melhor o mercado. Ainda que a média saneada aumente o valor médio, ela pode representar melhor o mercado do que a média não saneada