Pagamento de fatura de energia - envio no dia do vencimento

Prezados, uma dúvida chegou até mim e gostaria de saber se o meu entendimento está correto.
Um assessor do Controle Interno do órgão onde eu trabalho veio tirar uma dúvida sobre o processo de pagamento da fatura de energia elétrica.
Ele notou que a concessionária sempre envia a solicitação de pagamento no dia do vencimento e, por conta de todo o processo que envolve o pagamento, é impossível que o pagamento seja liberado no mesmo dia.
Por isso, o pagamento sempre acaba ocorrendo com juros e multa por atraso.
A dúvida é: considerando que o atraso no pagamento é ocasionado por eles, isso figura enriquecimento ilícito?
Eu entendo que sim, já que a fatura não é gerada no mesmo dia do vencimento. Poderiam enviar certa quantidade de dias antes, para que a fatura fosse paga na data correta, certo?

A fatura é emitida no último dia de prazo para pagamento ou ela é emitida com antecedência, porém só chega “fisicamente” no endereço no dia do vencimento?

Pergunto, pois caso exista outro meio eletrônico para acessar este documento, ou solicitar o envio por e-mail, a Administração deve utilizar destes meios, não cabendo, portanto, indenização, na minha opinião.

1 Like