Dificuldades nos lançamentos do PGC 2021

,

Rafael, bom dia!
Estou com o mesmo problema.
Conseguiu resolver ?

Isabela, boa tarde.

Eu loguei com a senha de um requisitante e excluí tudo, porém, ao importar novamente percebi que eles incluíram - ou já existia e não havia observado - uma opção para excluir a importação.

Clica para importar novamente e irá aparecer,conforme imagem abaixo:

1 curtida

comigo aconteceu o mesmo, não achei onde apagar a expostação e triplicou. eu decidi encaminhar apenas um item de cada e deixar os demais sem tramitação.
mas não achei solução também, alguém conseguiu?

Boa Tarde, André.
Sou novo nessa área e estou com dúvidas de como importar os itens dos anos anteriores.
Tenho perfil de REQUISITANTE e não aparece nenhuma opção para importar.
Em qual parte que fica?

Obrigado.

Rafael, boa noite!
Que doideira, também não havia reparado nesse “Excluir Importados” mas acredito que estava lá o tempo todo! Hahaha…
Obrigada pela dica, consegui excluir tudo!
Agora estou com uma outra dúvida, quando você importa, seus itens vêm idênticos ao que foram lançados? Pois os itens que importei de 2020 estão faltando informação e quando clico nele, não me permite editar! O seu está acontecendo o mesmo?

Atenciosamente,

Isabela, bom dia.

Quais informações ? Nossa base de itens é muito grande ( cerca de 5.200) não fiz uma conferência item a item. Mas aparentemente está igual sim. O que eu observei e fiz uma correlação é que o PGC de 2020, isso no meu órgão, não enviamos ao ME de forma sequêncial - ou seja - nosso número do item no PGC de 2020 incia com 200 e no PGC de 2021 seria o número 1.

O que eu fiz para resolver foi criar uma coluna no PGC de 2020 numerando de 1 até o final e correlacionar.

Não tem como importar de licitações feitas em anos anteriores? Nosso orgao nunca inseriu nada em PGC anteriormente. Vai ser um trabalho absurdo digitar item a item o que precisa ser comprado, sem saber se vou aproveitar essa importacao quando fizer a licitacao e tiver que digitar tudo de novo.

Vocês estão conseguindo agrupar normalmente?

Atenciosamente,

Paulo Souza
Ibram/MTur

Os problemas que estou enfrentando no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações são os seguintes:

Função Importar Plano: achei que essa função não tem serventia nenhuma. Importei o plano de 2020 e os itens vieram incompletos. Falta justificativa, descrição, unidade de fornecimento… A forma de resolver é, entrando item por item e recadastrando. O pior é que a ausência de descrição só se resolve com reinserção do “código Catmat/Catser” e isso acaba reiniciando a “descrição sucinta do objeto” (descrição detalhada), que por vezes é personalizada. Essa função parecia que ia resolver muito do retrabalho, mas na verdade não significa nada disso.

Alteraram o formato do relatório de itens em PDF: essa função era ótima para gerar uma lista de itens para incluir no processo. Essa era a orientação que eu estava dando aos requisitantes, pois assim atenderia o art. 12, da IN SEGES/ME nº 1/2019. Para a minha infelicidade, alteraram o formato do relatório gerado em meados de março e retiraram a informação da “descrição sucinta do objeto” (descrição detalhada) desse relatório. Agora só são mostradas aquelas descrições do PDM do Catmat (“descrição”). Na minha concepção, esse relatório passou a não servir para absolutamente nada.

Alterar grupo em lote: não consegui fazer isso, quando seleciono o tipo de solução (“Materiais, Serviços, Obras e Serviços de Engenharia” ou “Soluções de TIC”), os grupos cadastrados não carregam. O menu suspenso fica branco.

Ausência de ferramenta para alterar data em lote: o que dizer sobre isso… Não se contrata itens num mesmo processo em que as necessidades vão ocorrer em momentos diferentes. Se os requisitantes escolhem as datas, a área de compras vai fazer uma licitação para todo tipo de material todo mês. Na verdade, a informação de data prevista deveria ser para o grupo e não para o item.

Desabilitação da função “Enviar para o ME” no PAC em curso: sem o item estar enviado para o ME, não dá mais para editá-lo no período de execução. Além disso, a própria norma diz para enviar o item enviar ao ME no período de execução (art. 11).

Eu acho que essas mudanças para “facilitar” estão acabando com a ideia do PAC. Definitivamente além dos bugs do sistema, a única coisa que realmente faria uma enorme diferença agora é estabelecer uma ponte para migrar os dados do PAC para o módulo Divulgação de Compras, evitar retrabalho de lançar tudo de novo e fazer essa trabalheira toda ter um pouco de utilidade. Se não há a “norma do sistema” para impedir que as demandas sejam executadas sem estarem no PAC, quem é o setor de licitações para exigir alguma coisa! Agora, ninguém cadastra sem divulgar no DOU ou no Comprasnet, porque senão não empenha…

Alguém sabe me informar qual o perfil que permite a importação?
Meu cadastro é como PAC-TIC e não estou conseguindo importar. Nem eu e nem minha chefe.
Quando buscamos os itens cadastrados no PGC 2020 não aparece nada na busca, logo, não tem como importar!
Como alguém já mencionou anteriormente, o sistema não funcionando adequadamente faz que com que tenhamos um retrabalho tendo que cadastrar tudo de novo.
Eu faço o passo a passo do Manual, do Vídeo mas não aparece nada na busca.

Prezados, bom dia !

Estamos fazendo alguns testes aqui com os itens importados do PGC de 2020 e o requisitante tentou “Enviar para UC” um item importado, sendo que, aparece a seguinte mensagem.

Será que o sistema está importando tudo como soluções TIC ? E não como “Materiais, serviços, obras e serviços de engenharia” ?

Se for isso é um erro bem grave, mais alguém notou isso ? como resolveram ?

Um outro ponto que notei que no detalhamento do item no sistema não aparece a Unidade de Fornecimento, porém, no relatório aparece.

​Aproveito a oportunidade e peço uma ajuda. Desculpem se a pergunta parecer “primária”, mas este ano é a primeira vez que me deparo com o PAC e recebi uma dúvida de um requisitante que estou em dúvida, especialemnte pq verifiquei nas perguntas e respostas do sistema PGC e verifiquei a seguinte informação:

"7 – Como as contratações, cuja vigência ultrapassa mais de um exercício (plurianuais), devem ser registradas no sistema PGC?
Para fins de preenchimento do Plano Anual de Contratações, deve-se considerar a estimativa do valor total da contratação a que se pretende contratar".

Percebo que esta informação diz respeito às novas contratações e não as vigentes que pretendem serem prorrogadas, correto?

Sendo assim, a pergunta encaminhada pela área requisitante foi a seguinte:

Quando a prorrogação do contrato ocorrer no meio do ano de 2021, o valor a ser lançado deve ser integral da prorrogação (01/08/2021 a 01/08/2022) ou só o valor a partir da data da prorrogação (01/08/2021 a 31/12/2021), já que estamos adstritos ao exercício financeiro?

agradeço antecipadamente a paciência e ajuda de todos

att.,

Patrice

Contratações plurianuais são aqueles em que o contrato tem vigência de mais de 12 meses . Não é o caso de contratações de 12 meses que podem ser prorrogadas, nesse caso, a contratação é de 12 meses, não é plurianual.

neste caso tu deve especificar que item é colocando o código CATMAT, dai ele identifica.

Bom dia! Nosso PAC Autorizador acabou aprovando itens duplicados após a nossa tentativa de importação. Há a possibilidade de exclusão mesmo após a aprovação?

Pessoal, estou com problema no PGC, eles estão na Situação “Em Análise”, conforme imagem abaixo, e quando eu vou enviar apresenta o seguinte erro.

Alguém sabe como proceder? Aguardo. Já tentei devolver, várias coisas, porém ele fica nesse “Em Análise”

“Em Análise” significa que os itens estão disponíveis no perfil PAC-AUTOR para aprovação e posterior encaminhamento ao Ministério da Economia.

Para que seja possível devolver, é preciso que a Autoridade Competente devolva o item. Depois disso, a Unidade de Compra deve editá-lo, para que fique na situação “Enviado para UC”, daí, assim, você conseguirá devolvê-lo para PAC-REQUI.

1 curtida

PGC: Confira a Apresentação com orientações aos usuários do sistema

  • Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2020, 14h25

O sistema PGC tem passado por diversas atualizações que visam disponibilizar novas funcionalidades e otimizar as existentes, aperfeiçoando sua operacionalização pelos usuários na elaboração dos Planos Anuais de Contratações. Novas funcionalidades ainda continuam sendo desenvolvidas e em breve serão disponibilizadas.

Uma nova versão do manual do sistema, com as atualizações, também será disponibilizada, mas enquanto está sendo preparada, disponibilizamos o documento abaixo com o intuito de apoiar os usuários no uso do sistema com as novas funcionalidades.

Confira o documento Apresentação - Orientação aos usuários do Sistema PGC.

PGC - INFORME

:warning: Informo que ontem, por volta de 12h, foram aplicadas melhorias no ambiente do PGC.

:running_man:t5:‍♀:running_man:t2: sistema aberto até…
:stopwatch: 03/06/2020 23h59

acesse: http://pgc.planejamento.gov.br

Galera, bom dia.

Existe algum canal para sugerirmos melhorias no sistema do PGC ? Esse sistema é muito falho para gerenciar muitos itens, queria dar algumas sugestões.

Uma das mais importantes é não deixar o usuário inserir mais de uma vez um SIASG já contido na base, isso atrapalha demais o trabalho da UC. Por mais que um item possa ter descrições complementares diferentes o sistema precisava sinalizar de alguma forma que aquele item já foi solicitado.

Outra sugestão seria a Autoridade Competente poder “fechar o sistema” como o sistema fica aberto o tempo todo os solicitantes podem inserir e enviar item a qualquer tempo, isso é muito prejudicial.

1 curtida