Desistência da proposta

Realizamos um Pregão com 05 lotes, uma licitante foi habilitada para 03 lotes já. Para outros dois lotes as duas primeiras foram inabilitada. A licitante já habilitada pode desistir dos lotes e optar pelos outros lotes, mesmo não sendo a melhor proposta. Pois minha opção como Pregoeira seria já passar para a próxima classificada, uma vez que a mesma esta habilitada apenas para um Lote.

Confusa a redação, mas a desistência da proposta não me parece a melhor solução, por ausência de amparo legal.
Sobre o tema, recomendo a leitura dos artigos 26, § 6º c/c 49, V do Decreto 10.024/19.
Desistir dos lotes e optar pelos outros, sem apresentar melhor proposta, não vejo como pode acontecer, se algum colega puder contribuir.
Penso que nos lotes onde as duas primeiras foram inabilitadas, cabe a convocação das demais licitantes na ordem de classificação.

Natanael é isso mesmo. Também penso assim. Queria um respaldo para apresentar. Pois querem que a convoque, mediante um calculo de vantajosidade que não consigo visualizar e não vejo como, pois abriremos mão do maior desconto nos outros. lotes.

Existe uma exigência no Edital. Nesta exigência a Licitante habilitada para 03 três lotes, só esta habilitada para 03. Ocorre que se ela for convocada no lote 01 e 02 , ela terá que abrir mão de 02 lotes, onde ela já foi habilitada. Assim para seguir o certame já iria passar para próxima, uma vez que ela esta habilitada para 03 e convocar as próximas. No entanto a gestão, considera que eu deveria oportunizar a licitante escolher. Só que se ela escolhesse não seria a mais vantajosa pra gestão e sim pra Licitante. E ela desistiria da proposta.

@kelly24 cada item ou lote corresponde a uma licitação, feitas no mesmo certame, não dá pra escolher A ou B. Ela teve a chance de participar de todos os itens, nos que ela não sagrou-se vencedora tem que seguir a ordem de classificação.

Faça um paralelo se só invés de 1 licitação fossem 5 certames distintos, ela teria o direito de escolha? Evidentemente que não, então essa opção é descabida.

2 Likes