CÓDIGO QR (QR CODE) e a função de um fiscal setorial em um contrato de limpeza

Prezados ,boa tarde ! Indo da premissa que uma das funções dos fiscais setoriais é realizar um checklist para ver se o local foi limpo , estamos no campo da idealização desenvolver um aplicativo que auxilie o fiscal setorial nessa função. Ex prático . o colaborador que for realizar uma limpeza em local específico leria um CÓDIGO QR localizado no local .ao realizar essa leitura o fiscal setorial , pelo aplicativo iria saber que o local foi limpo para que a fiscalização possa conferir a limpeza. Vocês já viram algum edital espeficido que já tenha trabalhado isso ?

1 Like

Achei bastante arrojado. Para minha realidade, não faz sentido!
Não posso lhe ajudar em nada. Mas se a ideia for só comunicar que o banheiro tá pronto, creio que um rádio resolve. Ou mesmo um grupo de mensagens.
Agora se a ideia for verificar a limpeza por meio de fotos a exemplo dos aplicativos de vistoria de seguros, pode ser interessante. Sobretudo se o usuário puder utilizar desta funcionalidade, liberando a fiscalização do contrato para inspeções físicas por amostragem!

Excelente ideia, @JRT!

Falta só achar alguém para desenvolver. Acho até que conseguiríamos juntar diversos órgãos para “patrocinar” um projeto assim, para depois todos usarem.

@Heles_Junior, tem notícia de algum aplicativo assim? O ME ou a AGU estão planejando desenvolver algo neste sentido?

Olá, @JRT

A automação do monitoramento dos serviços de limpeza é algo muito desejável. Um modelo que usa bastante essa ideia é o piloto de limpeza da Central de Compras, que exige da contratada a disponibilização de solução tecnológica para gestão,
controle e fiscalização contratual, acessada por meio de aplicação web e aplicativo
mobile, contemplando dados e informações operacionais e do cumprimento das
obrigações trabalhistas, inclusive as relacionadas ao recolhimento das contribuições
sociais

Essa solução tecnológica deve possibilitar o uso da tecnologia QR Code ou similar,
contemplando funcionalidades de cadastramento de dados relativos ao contrato firmado, especialmente os das edificações, ambientes, empregados alocados e das atividades do Plano Operacional previstas e executadas e das fiscalizações efetivadas, além de armazenar os documentos comprobatórios do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias pela contratada, possibilitando a realização de consultas e a emissão de relatórios que otimizem e facilitem a gestão, controle e fiscalização da execução do serviço

Há um anexo específico do TR só para as FUNCIONALIDADES DA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA. Colo em anexo.

Vários outros editais de contratação de Facilities têm exigido algo na linha de solução tecnológica para ajudar na fiscalização e gestão contratual.

Esse da Central tem como caraterística especial a exigência de lidar com aspectos da fiscalização administrativa, relacionada a documentos de obrigações trabalhistas e previdenciárias vinculadas ao contrato.
TR limpeza Central Solucao Tecnologica.pdf (162,3,KB)

2 Likes

Essa solução de monitoramento o mercado privado já tem e bem desenvolvida, chama whatsapp.

Eventualmente alguém ao ir ao mercado já deve ter visto algum repositor tirando foto das mercadorias expostas, provavelmente pra enviar pra algum supervisor, acredito que basta adotar a mesma didática. Pense um grupo de whats/telegram em que participem o fiscal do contrato, o preposto e todos os executores.

Outra solução que acredito possível é colocar o usuário pra fiscalizar, deixar placas informativas alertando sobre a possibilidade do usuário reclamar da limpeza por exemplo, talvez pelo whatsapp e talvez com fotos. Essa última opção é importante se livrar do viés punitivo que as reclamações vão causar (muita calma nessa hora!!!). Mas o simples fato da existência da possibilidade do usuário reclamar anonimamente já pressiona o prestador de serviço a cumprir seu papel de forma mais efetiva.

Boa ideia também, @elder.teixeira!

Espalhar cartazes orientando a fiscalização pelo público usuário, e disponibilizando um canal para uso no caso de relatos de má qualidade ou mesmo elogios.

Colocar um link encurtado como este, por exemplo: bit.ly/zapdoronaldo

Ou um QR code que aponte para o WhatsApp do fiscal, como este.

image

Até me inspirei aqui e já criei um cartaz, rs!

Rapaz, essa ideia é muito boa. Já imaginou se esse aplicativo fosse integrado ao Comprasnet Contratos?
Existe um projeto já em desenvolvimento do aplicativo do Comprasnet Contratos.
E dentre as funcionalidades previstas está a fiscalização poder ser executada mediante a utilização de fotos, videos e as notificações ao contratado serem feitas pelo próprio app.
O Comprasnet Contratos é um sistema que foi concebido e ainda é mantido e evoluído de modo colaborativo, assim como o seu futuro aplicativo.

Fica a oportunidade pra quem quiser contribuir com o desenvolvimento dos produtos. Tanto o Comprasnet Contratos (php em framework Laravel) quanto seu app (Java em framework ionic).

estamos desenvolvendo internamente na Universidade

Sei que procuram algo mais “interativo” e “integrativo”. Mas já via algo um pouco parecido para vigilância (ronda). O rondista com um bastão eletrônico tinha que tocar um sensor numa hora pré-determinada para comprovar que esteve naquele local. Mas concordo com o @elder.teixeira, o Whatsapp dá de conta disto direitinho. Ronaldo, vou mandar seu cartaz para o setor de fiscalização, gostei da ideia.

Muito boa a ideia do QR CODE

@Luciano_Silva!

Que bom que gostou da ideia. Mas veja que o cartaz aqui postado é só um rascunho, para testar a ideia. No caso de uso em seu órgão, sugiro que passe a ideia para a área de comunicação, juntamente com todos os textos que irão para a versão final do cartaz, para que ele adequem ao manual de identidade visual do seu órgão.

Eu usei um template pronto do site https://www.canva.com/.

posso estar errando no comentário , mas dá a impressão que o whatsapp não possui um reconhecimento legal, propriamente dito. Além da dificuldade de se obter relatórios parametrizados.Vale a pena considerar algo referente à segurança da informação também.