# Balanço Patrimonial SPED até junho conta da abertura da licitação ou da data de habilitação?

**URL:** <https://gestgov.discourse.group/t/balanco-patrimonial-sped-ate-junho-conta-da-abertura-da-licitacao-ou-da-data-de-habilitacao/33107>\
**Category:** NELCA\
**Created:** [Julho 16, 2025, 6:00pm UTC](https://gestgov.discourse.group/t/balanco-patrimonial-sped-ate-junho-conta-da-abertura-da-licitacao-ou-da-data-de-habilitacao/33107 "2025-07-16T18:00:22Z")\
**Posts on this page:** 3\
**Page:** 1

<div class="post-metadata">

**Author:** ![Selic\_tre-mg](https://yyz2.discourse-cdn.com/free1/user_avatar/gestgov.discourse.group/selic_tre-mg/32/1112_2.png) [@Selic\_tre-mg](https://gestgov.discourse.group/u/Selic_tre-mg)\
**Post date:** [Julho 16, 2025, 6:00pm UTC](https://gestgov.discourse.group/t/balanco-patrimonial-sped-ate-junho-conta-da-abertura-da-licitacao-ou-da-data-de-habilitacao/33107/1 "2025-07-16T18:00:22Z")

</div>

Boa tarde!  
Sobre a apresentação do Balanço Patrimonial, a IN RFB nº 2142 de 26/05/2023 estipulou o prazo para transmissão da ECD para último dia do mês de junho do ano subsequente ao respectivo ano calendário.  
Assim, até 30/06/2025 as empresas podem enviar balanços de 2022 e 2023 no Pregão.  
Mas até 30/06/2025 considera-se a data da abertura da licitação ou a data da habilitação da empresa?  
Ex: Pregão com abertura dia 26/06/2025 e habilitação realizada dia 03/07/2025, nesse caso a empresa deve apresentar balanços de 2022/2023 ou 2023/2024?  
Obrigado

Rafael Gustavo  
Seção de Licitações do TRE-MG  
31 3307 1668

---

<div class="post-metadata">

**Author:** ![Alok](https://yyz2.discourse-cdn.com/free1/user_avatar/gestgov.discourse.group/alok/32/8681_2.png) [@Alok](https://gestgov.discourse.group/u/Alok)\
**Post date:** [Julho 16, 2025, 7:24pm UTC](https://gestgov.discourse.group/t/balanco-patrimonial-sped-ate-junho-conta-da-abertura-da-licitacao-ou-da-data-de-habilitacao/33107/2 "2025-07-16T19:24:14Z")

</div>

Amigo, acredito que o critério mais razoável e isonômico é considerar a data de abertura da licitação como marco temporal. Essa data é comum a todos os licitantes e assegura tratamento igualitário. Imagine, por exemplo, uma empresa que apresentou seu balanço um dia antes da abertura da licitação, fixada em 30/06. Se, por qualquer motivo, a análise da habilitação demorou alguns dias e essa empresa acabou sendo inabilitada, não faria sentido exigir um critério diferente para a empresa subsequente. O princípio da isonomia exige que **todos sejam avaliados sob as mesmas condições e prazos**.

Naturalmente, se alguma empresa quiser apresentar um balanço mais recente por entender que ele é mais favorável a sua situação, não há nenhum impedimento. Mas o que não se pode admitir é a aplicação de critérios distintos para situações idênticas.

---

<div class="post-metadata">

**Author:** ![Selic\_tre-mg](https://yyz2.discourse-cdn.com/free1/user_avatar/gestgov.discourse.group/selic_tre-mg/32/1112_2.png) [@Selic\_tre-mg](https://gestgov.discourse.group/u/Selic_tre-mg)\
**Post date:** [Julho 16, 2025, 7:28pm UTC](https://gestgov.discourse.group/t/balanco-patrimonial-sped-ate-junho-conta-da-abertura-da-licitacao-ou-da-data-de-habilitacao/33107/3 "2025-07-16T19:28:22Z")

</div>

Muito obrigado pela ajuda!
