Aquisição de purificadores de água

Boa tarde,
Não encontrei aqui no grupo discussão sobre questões técnicas de purificador de água.
Sei que existem vários modelos e marcas, mas a marca Soft parece ser a única do mercado que tem reservatório de água hermético (o que impossibilita a entrada de qualquer tipo de sujeira ou insetos). Essa por sí seria uma razão para se exigir essa característica?
Alguém que tenha conhecimento sobre o assunto para me orientar?

Estou em busca de ata de registro de preços de poltronas, mesas de atendimento e cadeiras giratórias. Alguém?

Agradeço por colaborações.

Kerley Cristhina de Paula e Silva
DIRAD/Pregoeira Câmara Municipal de Patos de Minas

Kerley, os requisitos são muito particulares à sua realidade. Se a sua unidade possui dedetização regular, creio que não seria determinante apenas o isolamento do reservatório. Esse tipo de equipamento tem que considerar tamanho, capacidade do reservatório de água gelada, vazão (de água gelada e purificada), consumo de energia, valor dos filtros de reposição, etc. Seguindo o rito do ETP, vai concluir qual é o melhor para o seu caso.

Para eletrodomésticos e eletrônicos eu sempre olho neste site, inclusive para compras particulares (empiricamente a gente faz ETP em casa sim):

Hélio Souza

3 curtidas

@Kerley_Cristhina!

O simples fato de um determinado fabricante ter alguma especificação diferenciada, por si só não implica que DEVEMOS indicar essa especificação no TR. Precisa demonstrar que o seu problema só pode ser resolvido com esta solução específica, se não caracterizaria direcionamento ilegal até. Toda especificação precisa ser justificada, pois causa sempre restrição à competitividade. Não tem como realizar especificação sem restringir, mas toda restrição precisa ser justificada com base no problema a ser resolvido.

3 curtidas

E eu que tinha utilizado esse canal para escolher o purificador para a minha casa… :upside_down_face:

Quando trabalhei no IPEM-MG lembro que bebedouros refrigerados tinham duas certificações, uma da parte elétrica, outra do filtro/bebedouro em si. Tentei procurar no site do Inmetro, mas mudou tudo o site, sugiro procurar o IPEM ai em Patos de Minas, numa prosa talvez vc tire muitas dúvidas e ajude a resolver seu problema.

2 curtidas

Além das observações já colocadas pelos colegas, vejo esta como uma daquelas especificações técnicas “tabajara”, marqueteiras, mas que nada prático adiciona ao produto, e correria o risco de se caracterizar como direcionamento.

Só por curiosidade, vou te mostrar um vídeo desmontando um IBBL 600. Peguei como exemplo porque é o que temos no nosso órgão e atende satisfatoriamente (sem também indicar marca).

Mas olha o trabalho que um inseto teria que ter para conseguir chegar ao reservatório de água.

Inclusive, este é um caso curioso, porque em 2020 precisamos comprar mais três (temos algumas dezenas), e por uma questão administrativa, restringimos a aparelhos que fossem compatíveis em termos de refis e instalação hidráulica, mas poderia ser de qualquer outra marca. Pensa o trabalho (e custo) de ter que licitar um filtro diferente para apenas três aparelhos e, pior, se não coubessem onde já estão instalados. Quando um de um local mais movimentado danifica, é comum fazer uma movimentação retirando de outro lugar até manutenção/aquisição.

José,
Esse parece bom, mas tem que ver um Latina…

Só a titulo de exemplo, porque queria demonstrar que a tal característica pode ser uma pegadinha de marketing que para empresa não traz qualquer prejuízo, mas que uma concorrente pode te questionar numa licitação.